como guardar o vestido de noiva

Como Guardar O Vestido De Noiva?

O vestido de noiva é uma das peças mais especiais do casamento. Muitas noivas atribuem a ele um grande valor sentimental e, por isso, optam por guardá-lo como uma lembrança especial do grande dia ou até mesmo para ficar de herança na família. E como toda lembrança especial, todo cuidado é pouco para que se conserve por longos e longos anos.

Durante o casamento, principalmente na festa, é natural que o vestido suje ou danifique um pouco, por ser uma peça delicada e de cor clara. Mas não se preocupe: com carinho e alguns cuidados é possível conservar o vestido e guardá-lo para reviver a magia de quando foi usado pela primeira vez.

Dicas para conservar

Uma das recomendações mais importantes é realizar a lavagem o quanto antes, pois manchas e sujeiras ficam mais difíceis de sair com o passar do tempo. Em geral, nos casamentos, as manchas mais comuns infelizmente também são as mais difíceis de remover. Na festa, tome muito cuidado com vinho tinto e molho de tomate e no caso de fotos externas ou recepção em local aberto, fique atenta às sujeiras de barro!

Mas se sujou, não vá lavar logo de cara! Logo após o casamento, procure o fornecedor do seu vestido, pois ele poderá indicar estabelecimentos especializados para fazer a higienização da melhor forma. Se você adquiriu o vestido sob medida, com um estilista ou atelier, também pode acionar seu fornecedor para serviços de pequenos reparos caso esteja danificado, com rasgos ou pedrarias soltas, por exemplo.

Este é mais um dos motivos da importância de se escolher um bom fornecedor para o vestido de casamento! Um ateliê devidamente preparado, irá fornecer uma lavagem, inclusive para a sessão de fotos externas. É muito importante confiar esta limpeza ao fornecedor ou fabricante, pois cada tecido tem sua peculiaridade, assim como cada tipo de mancha ou sujeira.

Na hora de guardar o vestido

Depois de devidamente higienizado, o cuidado deve ser na armazenagem do vestido: escolha um local seco, limpo e escuro. A umidade e a poeira são os principais vilões nessa hora, mas o que muita gente não sabe é que a incidência de luz sobre o tecido pode deixá-lo com aspecto amarelado e envelhecido. É por isso que pendurar no closet pode não ser a forma mais indicada, pois assim ele ficará exposto e terá maior contato com a luminosidade. Além disso, quando pendurado, o peso do próprio tecido ou dos bordados e pedras pode danificá-lo, fazendo rasgar ou desmanchar as aplicações.

O mais indicado é armazenar o vestido em uma caixa, dentro de uma capa, ou envolto em um material que ao mesmo tempo o proteja, mas também permita que ele “respire” – capas de TNT e papel de seda são boas opções. Tenha muito cuidado ao dobrar, respeitando as costuras, mangas e as linhas de bordados para não forçar, nem esticar demais. Não é necessário passar o vestido antes, mas evite guardá-lo com muitas dobras, para que não fique marcado.

Cuidados Extras

Cada material tem um tipo de conservação diferente, e por isso, os acessórios como véu, tiara, buquê, joias e outros devem ser guardados separadamente. Essas peças podem conter partes metálicas que podem enferrujar e manchar o vestido, ou até mesmo rasgar e furar. Mas, atenção: a vilã ferrugem pode estar em seu próprio vestido! A depender da qualidade da pedraria, ela também pode enferrujar durante o armazenamento do vestido. Então, a dica é mais uma vez, ficar de olho na escolha de seu fornecedor. Procure uma loja ou ateliê que trabalhe com peças importadas para evitar este tipo de dano na hora de guardar.

Por fim, depois de armazenar cuidadosamente, é importante a abrir a caixa e retirar o vestido ao menos uma vez por ano, para ventilar. Fazendo isso, você permite que o tecido receba ar fresco, evita marcas permanentes das dobras e pode realizar a limpeza adequada da caixa e do local, retirando a poeira acumulada.

Com esses cuidados de armazenagem, você pode se despreocupar no dia de seu casamento e aproveitar ao máximo a festa; no final, depois que estiver limpo novamente, seu vestido pode ser guardado como uma lembrança mais que especial do seu grande dia!

Fonte: Como guardar vestido de noiva – ZankYou

Os vestidos da Amalinus são entregues em uma caixa especial, como um presente para você. Além da noiva receber vestido e robe, feitos inteiramente à mão e sob medida, a caixa pode ser utilizada para armazenar as peças após o casamento. Um mimo sem igual! Clique aqui para saber mais sobre nossos serviços!

Ainda não escolheu seu modelo de vestido de noiva? Confira em nosso blog, quatro modelos da Coleção Europa e saiba qual combina mais com você.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.