Terno do Noivo: 6 dicas para escolher o ideal

Os noivos merecem se sentir lindos e confortáveis no seu Grande Dia também! Mas, como escolher o terno ideal? Afinal, o casamento é um dia especial para a vida do casal e de todos os familiares. Porém, houve uma época em que esse era considerado o momento mais especial na vida de uma mulher.

Mas isso está mudando e os homens estão cada vez mais participativos e atenciosos com todos os detalhes assim como as noivas. E principalmente no que diz respeito ao que usar no Grande Dia e como escolher o terno ideal. Por isso, a escolha do terno merece atenção e cuidado por parte do noivo. O traje dele é tão importante quanto o vestido da noiva, e, por isso, deve ser escolhido com a dedicação e com antecedência. Para te ajudar nessa escolha, confira as dicas que selecionamos para você:

1- Personalidade do Noivo

Assim, como os vestidos de noiva, há inúmeros modelos de ternos para os noivos. Por isso, é importante ter em mente a personalidade do noivo, para assim encontrar um terno que mais combine com ele. Noivos mais modernos e descontraídos podem ficar melhor com ternos modelo “slim” – com blazer e calça mais ajustados ao corpo. Já para os noivos mais clássicos, o ideal é optar por ternos em cortes tradicionais. Não se esqueça, de que o noivo precisa se sentir bem no modelo escolhido.

2- Modelos de Ternos

Além dos modelos “slim” e tradicional, também é possível encontrar ternos de noivos no estilo Smoking, Fraque e Meio-fraque.

O Smoking é o modelo mais formal entre os trajes para noivos, por isso é geralmente utilizado em casamentos mais luxuosos e sofisticados, e realizados durante à noite. É composto por um paletó mais curto, com lapelas em seda ou cetim, colete, camisa branca , gravata borboleta e um clássico sapato. Apesar de ser um traje formal, este modelo cai bem para muitos noivos – desde os mais tradicionais aos mais modernos. Caso o noivo, opte por este modelo é interessante alertar os padrinhos – já que este também pode ser um modelo escolhido por algum deles e o ideal é que apenas o noivo o esteja usando.

Fonte: Ramon Sanjurjo

Fraque é modelo tipico da realeza. O traje foi criado para ser usado em eventos reais europeus e acabou caindo no gosto dos casais, que passaram a optar pelo uso deste modelo. É composto por um paletó com longa cauda, que vai até a altura do joelho, e o corte triangular na frente. As cores mais usadas para o paletó e calça são o preto e o cinza. Normalmente, o colete é cinza ou branco. No casamento das princesas Kate Middelton e Meghan Markle foi possível ver os noivos e muitos outros convidados usando o traje. No Brasil, pela grande formalidade, o ideal é que o traje seja usado em cerimônias no estilo clássico/tradicional.

Já o Meio-Fraque é uma adaptação brasileira do Fraque. É composto também por um paletó, porém com a cauda menor e um corte quadrado na frente. É feito em tecidos mais leves, devido ao clima tropical do Brasil. Também é indicado para casamentos tradicionais.

3- A cor do terno

Uma dica para escolha do terno do noivo é se atentar ao horário da cerimônia. Pois quanto mais cedo, mais clara poderá ser a cor do traje escolhido. Casamentos durante á manhã e tarde combinam com tons claros de azul , cinza e bege. Já para casamentos noturnos, os tons azul marinho, preto e cinza chumbo ficam lindos! Escolher o tom certo ajuda muito na busca do terno ideal.

Além do horário da cerimônia, a tonalidade da pele do noivo também deve ser considerada. Noivos mais clarinhos podem não ficar bem com cores muito claras – mesmo em casamentos diurnos. Neste caso, o ideal é optar por um tom de azul mais escuro.

Fonte: More One Fotografia
cor do terno

4- Modelos de gravata

A gravata tradicional é a clássica e atemporal. Ideal para os noivos mais tradicionais e clássicos.

Fonte: Tips For Bride

A gravata borboleta é a mais moderna, fica linda com o modelo de traje smoking e combina com casamentos no campo, ao ar livre ou na igreja com noivos mais descontraídos e jovens.

gravata borboleta terno noivo

Já a gravata italiana é mais sofisticado e harmoniza bem com o traje fraque, e portanto, em casamentos muito luxuosos.

gravata italiana terno noivo
Fonte: SR Estilo

5- Atenção aos acessórios

Noivos também prezam pelo estilo e há alguns acessórios que podem ser usados no dia da cerimonia, entretanto só é preciso bom senso e alguns cuidados.

Lapela: Simboliza a união e deve ser feita das mesmas flores que compõem o buquê da noiva. É um item opcional, mas muito utilizado pelos noivos.

lapela no terno do noivo

Óculos: Sim, o noivo pode casar de óculos. O importante é se atentar ao estado de conservação da armação e das lentes, para que o noivo se sinta confortável e lindo! Mas, caso o noivo não se sinta à vontade em usar óculos na sua cerimônia, ele pode optar por usar lentes de contato. Mas, lembre-se de começar a usá-las meses antes, para se acostumar e se sentir seguro com as lentes.

noivo de oculos
Fonte: Tips for Bride / Leandro Monteiro Fotografia

Abotoaduras: Esses acessórios deixam o visual do noivo ainda mais elegante. Aqui, a criatividade é quem manda – o noivo pode usar uma abotoadura da família, com o símbolo do seu time do coração e ainda com a inicial dos noivos. Há muitos modelos, desde as mais tradicionais até com cortes geométricos e imagens divertidas de filme legal. Imagina só que legal ter essas lembranças do making off do noivo, legal né? O ideal é usar a criatividade e o bom senso para escolher a melhor opção.

Relógios: Sim, eles podem ser usados. Mas, tenha atenção na cor escolhido; modelos de ternos mais claros ficam melhor com acessórios em cores mais neutras. Por exemplo: um terno bege irá combinar melhor com um relógio marrom.

relógio noivo

6- Cuidados com os ajustes

Tenha muita atenção aos ajustes do seu traje! É fundamental que a altura da barra esteja certa, o tamanho das mangas esteja ajustado e o recorte dos ombros alinhados. Esses destalhes darão mais segurança, conforto e sofisticação ao traje do noivo. Por isso, é importante que o traje seja definido com pelo menos quatro meses de antecedência.

Agora que já conhece algumas dicas para escolher o terno ideal, não se esqueça de sempre manter um bom diálogo com os padrinhos. Isso é importante para a harmonia visual entre o noivo e eles. Afinal, ele será o grande homem da cerimônia também!

Fonte: Costal Bride

E você, noiva, já escolheu seu vestido para o Grande Dia? Confira nossos modelos e agende sua visita em nosso Atelier!!

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.